Direção hidráulica está mais pesada? Conheça as possíveis causas!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O sistema de direção é um dos componentes mais importantes de um automóvel. Ele é o verdadeiro responsável por guiar um carro e permitir o funcionamento do veículo em seu dia a dia sem nenhum apresentar falhas, contratempos e problemas no meio da viagem.

Um sistema de direção apresenta diferentes particularidades de veículo para veículo, podendo ser mecânico, hidráulico ou elétrico. Dentre eles, o segundo modelo é o mais utilizado em veículos de modo geral.

Os sistemas de direção hidráulica são extremamente populares e oferecem conforto e eficiência aos motoristas da maior parte dos veículos que encontramos em nosso cotidiano. Porém, o que fazer se ficar a direção hidráulica dura?
Assim como outros componentes, o veículo também pode apresentar falhas no sistema de direção hidráulica. O mais comum de ocorrer é a direção hidráulica dura, um problema que dificulta o manejo do volante e deixa o automóvel pesado.
Embora seja um problema comum, resolvido em serviços de reparação automotiva, quando o veículo apresenta direção hidráulica dura toda a rotina do motorista é modificada. Fica impossível dirigir e cumprir com as obrigações do cotidiano sem um veículo operando com 100% de suas habilidades e funcionalidades.
Afinal de contas, quais as possíveis causas da direção hidráulica dura? O que fazer para solucionar os problemas? Venha conosco e descubra abaixo o que pode estar deixando a direção hidráulica do seu veículo mais pesada:

Fluido hidráulico

Todo sistema de direção hidráulica do veículo é acionado por pressão de um fluido hidráulico (DOT), utilizado dentro de um circuito fechado e pressurizado para reduzir os esforços no volante e manter o veículo funcionando. Os problemas mais comuns em relação aos fluidos hidráulicos são o excesso ou falta de DOT no sistema.

Quando o nível de fluido hidráulico ultrapassa a quantidade recomendada, o veículo pode acumular resíduos no circuito hidráulico e perder sua eficiência. Tais resíduos também podem entupir os dutos do sistema e danificar a bomba da direção, gerando um problema ainda maior. Sendo assim, o ideal é se atentar ao nível ideal de DOT para o sistema de direção hidráulica.

O oposto também pode ocorrer. Quando há falta de fluido hidráulico no sistema de direção, o veículo fica mais duro, pesado e volta a funcionar de maneira mecânica. Por conta disso, é importante verificar os sistemas para se certificar de que não há vazamentos ou contaminação, ocasionando o esvaziamento do fluido hidráulico na Caixa de direção.

Correia de direção hidráulica

A correia de direção hidráulica é o componente responsável por acionar diversos sistemas de direção dos veículos simultaneamente.
Se a correia da direção hidráulica estiver desgastada ou quebrar, o sistema de direção hidráulica não funciona e os problemas de dificuldade em girar o volante aparecem.
Na hora de fazer a revisão em seu automóvel, confira o estado das correias de direção hidráulica para saber se está tudo certo com os componentes.

Caixa de direção hidráulica

A Caixa de Direção Hidráulica é um equipamento responsável por converter a rotação do volante em movimento horizontal e transmiti-lo às rodas, atuando em conjunto com o sistema de direção hidráulica do veículo.
Quando a direção hidráulica fica dura ou pesada, é importante verificar a Caixa de Direção Hidráulica para se certificar de que o componente não apresenta folgas na direção, vazamentos e ruídos durante as manobras que podem sobrecarregar o sistema do veículo e ocasionar o problema.

Precisa trocar a Caixa de Direção Hidráulica do veículo? Conheça a loja virtual da Melhor Preço Auto Peças e confira nossa linha de Caixa de direção! Aproveite nossas ofertas!



Comentários no Facebook