Entenda a importância do cabeçote do motor

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Conhecer as Auto Peças e função de cada parte do veículo é algo muito importante, sabia? Assim, você evita diversos problemas ao seu carro e pode utilizá-lo de forma segura e aumentar a durabilidade das peças e menos gastos com reparos, por exemplo.

Uma dessas peças é o cabeçote do motor. Continue lendo este artigo e entenda a importância dela!

Afinal, qual é a função do Cabeçote do motor?

O cabeçote do motor é uma peça automotiva que tem como função de conduzir e controlar de entrada e saída de ar e combustível, que é feito no cilindros fixados no bloco.

Essa peça direciona as funções do motor do veículo. Dessa forma, o cabeçote do motor é uma peça fundamental para o bom funcionamento do carro e deve ser de qualidade, além de ter troca regular, conforme o uso e orientações do fabricante.

Para evitar problemas, como a explosão do motor, em casos de superaquecimento. Com isso, mesmo após diversos quilômetros rodados, seu motor continua íntegro para continuar o seu trabalho por muito tempo, sem causar problemas.

Tipos de cabeçote do motor encontrados em auto peças online

Essa peça possui diversos tipos. Podemos destacar aqui os principais:

  • Cabeçote com fluxo cruzado: nesse tipo de cabeçote, a admissão da mistura ar-combustível tem entrada por um lado, e a saída dele é feita por outro, a exaustão do motor.
  • Unilateral: nesse tipo de cabeçote, ao contrário do fluxo cruzado, a admissão e a saída são feitas do mesmo lado.

Quer saber quando o cabeçote do motor está com problemas? Confira alguns sinais!

  • Escapamento com excesso de fumaça: um dos sinais que o cabeçote do motor está com problemas é quando o escapamento libera fumaça em excesso.

Outra dica é verificar as cores da fumaça que é liberada. A fumaça na cor preta indica que o carburador está desregulado. Já a fumaça azul indica que na câmara do motor pode ter queima de óleo.

Baixo nível de líquido de arrefecimento: quando isso ocorre, há um aquecimento do motor, e, consequentemente, prejudicando as funções do cabeçote.

Motor superaquecido: outro sinal de problemas no cabeçote do motor é o aquecimento do motor. Com o excesso do calor no motor, o cabeçote pode sofrer diversos danos, prejudicando seu funcionamento.

Alguns danos que podem ocorrer ao cabeçote devido ao superaquecimento do motor:

  • Empenamento
  • Quebra
  • Rachaduras

Lembre-se de consultar sempre um profissional para avaliação dos problemas em seu veículo e em peças, como o cabeçote do motor.

Gostou de saber sobre a importância do cabeçote do motor? Então aproveite e confira as opções desse produto da Melhor Preço Auto Peças, sua loja de Auto Peças online!



Comentários no Facebook