Quando é preciso retificar o cabeçote do motor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Mãos de um mecânico segurando o cabeçote de um motor.

O cabeçote do motor é um dos principais e mais importantes componentes de um veículo. Ocupando um espaço na lista de Auto peças que não devem faltar em um Kit de embreagem, o cabeçote é um item que merece atenção redobrado em caso de manutenção ou reposição.

Também conhecido como cabeça do motor, o cabeçote é a peça superior que dá fechamento ao motor do veículo e se responsabiliza por boa parte do seu funcionamento.

A principal função do cabeçote é controlar e conduzir a entrada e saída de ar e combustível dos cilindros fixados no bloco. Portanto, ele é o componente do Kit de embreagem responsável por direcionar as funções do motor.

O cabeçote é uma peça extremamente sensível, sendo mais suscetível a erros do que o motor do veículo. Sendo assim, o processo de revisão e manutenção do Cabeçote do motor exige total atenção para que não ocorram equívocos.

De maneira geral, processos de revisão e manutenção do motor exigem menos cautela do que a retificação de cabeçotes. Isso porque um pequeno problema durante a revisão do motor pode ser resolvido antes de se tornar ainda maior, já as falhas cometidas na retífica do cabeçote podem ocasionar grandes problemas, justamente por se tratar de uma peça sensível.

Retífica do Cabeçote do motor

A retífica do Cabeçote do motor é o processo de revisão de cabeçote mais comum no cenário de manutenção e reposição automotiva. Embora não seja extremamente complexo, ele exige do mecânico profissional total atenção para evitar falhas na revisão e se certificar de que os componentes estão em perfeito estado no veículo.

Em modelos de motores modernos, o comando de válvulas do veículo costuma estar no Cabeçote do motor. Quando o motor precisa ser ligado para que o automóvel seja usado, é o comando de válvulas que se responsabiliza pelo funcionamento do motor.

Os problemas mais comuns que levam à necessidade de retífica do cabeçote ocorrem por conta de falhas no sistema de comando de válvulas, impedindo que o motor ligue ou funciona corretamente no automóvel.

Quando fazer a retífica no cabeçote do motor?

Os principais indícios que apontam a necessidade da retífica no cabeçote são problemas para ligar o automóvel e fazer o motor funcionar, superaquecimento do motor durante seu funcionamento, quebra de correia dentada e baixos níveis ou ausência de óleo lubrificante.

Quando a retificação do Cabeçote do motor se torna inevitável, é muito importante que o profissional de revisão mecânica ou venda de Auto peças de reposição saiba identificar os principais problemas e realize o procedimento de manutenção e/ou reposição com atenção redobrada para que não ocorram falhas, comprometendo por completo o Kit de embreagem do veículo.

O Cabeçote do motor é um componente automotivo de fundamental importância no veículo. Adquirir Auto peças de qualidade que ofereçam total eficiência em seu funcionamento deve ser a prioridade dos profissionais de manutenção mecânica e revenda de peças automotivas.

Confira o catálogo de produtos da Melhor Preço Auto Peças e compre em nossa loja virtual! Aqui você encontra as principais linhas de Auto peças do mercado, incluindo Cabeçote do motor! Aproveite nossas ofertas!



Comentários no Facebook