Quantos km dura a embreagem e quando é a hora indicada de fazer a troca?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O sistema de embreagem é um dos componentes mais importantes de um veículo. Presente em carros de câmbio manual, a embreagem é um sistema extremamente resistente que dura, em média, de 40 mil à 60 mil km sem apresentar problemas.

A embreagem é a principal responsável pela transmissão do torque do motor para o câmbio manual, indo para as rodas na sequência. O componente também conta com a função de permitir a mudança de marchas do veículo por meio da interrupção da rotação.

O sistema de embreagem ainda protege o propulsor e o sistema de transmissão de sobrecargas do veículo, sendo capaz de interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio do carro de câmbio manual.

Um Kit de embreagem é composto basicamente por três peças automotivas, sendo elas: platô, disco de embreagem e rolamento.

O tempo de durabilidade de um sistema de embreagem em perfeitas condições varia de acordo com muitos fatores. Os problemas mais comuns podem ocorrer devido ao tipo de condução do veículo por parte do motorista, o tipo de terreno em que o carro roda com frequência e a carga suportada, ou até mesmo pelo desgaste natural que ocorre com o tempo.

Como todo sistema de um veículo, o Kit de embreagem também apresenta sinais de que algo está errado e é preciso realizar a troca do sistema de embreagem. Contudo, você sabe identificá-los para descobrir quando é a hora de fazer uma troca das peças automotivas? Venha conosco e descubra abaixo:

Como saber qual a hora indicada para troca do Kit de embreagem?

Quando o Kit de embreagem do veículo está desgastado e precisa ser trocado, o sistema de embreagem começa a apresentar uma série de problemas que indicam que algo está errado e precisa ser revisto com urgência.

Por se tratar de um sistema ligado diretamente à direção do veículo, a embreagem apresenta muitos sinais de desgaste durante a condução, sendo os mais comuns: pedal pesado; trepidações; patinação; dificuldades para engatar as marchas e subir ladeiras.

Normalmente, o primeiro sinal de que o Kit de embreagem precisa ser trocado é o aumento do peso no pedal, exigindo mais força do motorista para ser acionado. Quando isso ocorre, o motorista pode enfrentar maiores dificuldades para engatar a marcha ou emitir a potência necessária para subir morros e ladeiras com o veículo.

Outro sinal que merece atenção por parte do motorista acontece ao engatar a marcha e sair com o carro. É muito importante que não ocorra nenhum tipo de trepidação no engate. Caso ocorra, é sinal de desgaste no sistema de embreagem. O mesmo cuidado vale para quando ocorre uma perda de força na transmissão do torque de motor para o câmbio, fazendo o carro patinar.

Caso o veículo apresente algum dos problemas citados acima, é fundamental procurar um serviço de manutenção mecânica para reposição das peças automotivas de embreagem em seu veículo.

Na Melhor Preço Auto Peças você encontra linhas completas de peças automotivas para Kit de embreagem, incluindo platô, rolamento e disco de embreagem! Conheça a loja virtual e aproveite nossas ofertas exclusivas!



Comentários no Facebook